Curso de IBM-FMRP conta com o apoio do CAEP, CDFC e CDDE para evento de planejamento

Há algumas semanas, COC IBM fez o convite ao setor educacional do CAEP (Centro de Apoio Educacional e Psicológico) para ajudar no planejamento e desenvolvimento do “Evento: Planejamento Estratégico do Curso de Informática Biomédica”, realizado no dia 6/11/2019. Entre as atividades organizadas, houve uma parceira  importante com o Prof. Dr. Valdes Bollela, coordenador do CDDE (Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino).

Durante todo o dia, o evento abordou aspectos do funcionamento do curso: foram apresentados dados estatísticos que consideraram o número de alunos ingressantes, formados, evadidos, o tempo médio de duração da graduação, etc.

Estiveram presentes docentes ligados à gestão da Faculdade, Comissão de Graduação, do curso de IBM e estudantes. Pela manhã, destacaram-se também as participações:

• Da analista de sistemas Kátia Suzuki, trazendo dados estatísticos atualizados sobre o curso e informações da a criação do CDFC (Centro de Desenvolvimento e Formação Continuada em Informática Biomédica);
  • De egressos convidados, que puderam dar seus depoimentos sobre como o curso em que se formaram e como estão hoje em dia;
  • Da Profa. Dra. Regina Carreta falando sobre o Programa PET Saúde 2019-2020, a importância em se pensar na interprofissionalidade/multiprofissionalidade/trabalho em equipe;
  • Da Profa. Dra. Mariana Osako, pelo CAEG (Centro de Avaliação do Ensino de Graduação), explicando sobre a Avaliação do estudante;
  • De representantes da empresa SUPERA.

O evento foi um momento importante para discutir desafios a serem enfrentados, corrigir percursos, traçar metas.

Na parte da tarde, o Prof. Valdes Bollela e os educadores do CAEP (Centro de Apoio Educacional e Psicológico), Cristiane Peres e Rodrigo Flauzino, desenvolveram a oficina sobre algumas estratégias para Planejamento e Gestão

Desse vez, a maior parte dos presentes constou dos graduandos, representantes discentes junto à Comissão de Organização do Curso, um egresso e os professores ligados diretamente ao ensino. A princípio, os participantes trabalharam com a estratégia 4 D’s, fazendo, em duplas, uma “entrevista apreciativa” para que cada um pudesse conhecer mais sobre o outro.

A partir de então, a estratégia se desdobrou em outras etapas:

• Discovery: Para identificar e apreciar o que funciona no curso;
  • Dream: Para imaginar o que pode ser feito (visão);
  • Design: Desenvolver sistemas, estruturas, aproveitando o melhor do que era e do que poderia ser;
  • Destiny: Implemente ou entregue o design proposto.

Em seguida, os presentes tiveram contato com a metodologia SOCKS, por meia da qual, eles precisavam debater e identificar os Pontos Fortes (STRENGTHS) do Curso, as Oportunidades (OPPORTUNITIES), os Desafios (CHALLENGES), os conhecimentos acumulados (KNOWLEDGE) e as Equipes de interesse que podem/poderão ajudar no novo curso (STAKEHOLDERS).

Depois de um grande espaço para reflexão, trocas de informações, interações entre pares, entre estudantes e professores, entre gestores de disciplinas e curso, os pequenos grupos trabalharam com o Modelo de planejamento de Projetos do Grove Game plan. Por meio desse instrumento foi possível representar, visualmente, os objetivos a serem alcançados dentre de 3 a 5 anos, assim como as formas de se chegar até essas metas, sem desconsiderar os fatores que podem ser dificultadores, mas, também reconhecendo os elementos que podem facilitar a empreitada (parceiras, p. ex. Empresa SUPERA, engajamento dos estudantes, experiência prévia acumulada, corpo docente especializado, etc).

O momento seguinte foi a apresentação de cada grupo e os comentários da platéia. A medicação ficou por conta do Prof. Valdes e dos pedagogos Cristiane Peres e Rodrigo Flauzino (CAEP). Houve, ainda, um espaço final para complementação de ideias e definição inicial de um plano de ação das prioridades, que deverá ser acompanhado pela COC (e/ou Grupos de Trabalho) e outros envolvidos em próximos encontros/reuniões.

A síntese da discussão foi feita por meio de registro gráfico ou facilitação visual pelo pedagogo Rodrigo Flauzino. Este é um recurso para expansão da criatividade e organização de ideias.

As avaliações sobre o dia de trabalho (mas, sobretudo, sobre a discussão das ferramentas para planejamento) foram positivas, por permitirem, segundo os relatos, a interação eficaz entre estudantes e professores, destacando a importância da atenção permanente às questões existentes no curso. A necessidade de se ter mais tempo para as discussões ou a sugestão de realização de mais ações como estas também foram apontadas.

Convite Equipe Pedagógica – COC IBM (1)