NOVEMBRO/2020
EVENTO COMEMORATIVO DOS 30 ANOS DO CAEP.
Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zs0SUsuXN2g&t=157s
JANEIRO/2020
CAEP NA RECEPÇÃO AOS CALOUROS – 2020
NOVEMBRO/2019
CURSO DE IBM CONTA COM APOIO DO CAEP E CDDE PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Há algumas semanas, COC IBM convidou o setor educacional do CAEP (Centro de Apoio Educacional e Psicológico) para ajudar no planejamento e desenvolvimento do “Evento: Planejamento Estratégico do Curso de Informática Biomédica”, realizado no dia 6/11/2019. Entre as atividades organizadas, houve uma parceira importante com o Prof. Dr. Valdes Bollela, coordenador do CDDE (Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino).
Durante todo o dia, o evento abordou aspectos do funcionamento do curso: foram apresentados dados estatísticos que consideraram o número de alunos ingressantes, formados, evadidos, o tempo médio de duração da graduação, etc.
Estiveram presentes docentes ligados à gestão da Faculdade, Comissão de Graduação e do curso,M e estudantes. Pela manhã, destacaram-se também as participações:
- De egressos convidados, que puderam dar seus depoimentos sobre como o curso em que se formaram e como estão hoje em dia;
- Da Profa. Dra. Regina Carreta falando sobre o Programa PET Saúde 2019-2020, a importância em se pensar na interprofissionalidade/multiprofissionalidade/trabalho em equipe;
- Da Profa. Dra. Mariana Osako, pelo CAEG (Centro de Avaliação do Ensino de Graduação), explicando sobre a Avaliação do estudante
- De representantes da empresa SUPERA.
O evento foi um momento importante para discutir desafios a serem enfrentados, corrigir percursos, traçar metas.
Na parte da tarde, o Prof. Valdes Bollela e os educadores do CAEP (Centro de Apoio Educacional e Psicológico), Cristiane Peres e Rodrigo Flauzino, desenvolveram a oficina sobre algumas estratégias para Planejamento e Gestão.
Desse vez, a maior parte dos presentes constou dos graduandos, representantes discentes junto à Comissão de Organização do Curso, um egresso e os professores ligados diretamente ao ensino. A princípio, os participantes trabalharam com a estratégia 4 D’s, fazendo, em duplas, uma “entrevista apreciativa” para que cada um pudesse conhecer mais sobre o outro.
A partir de então, a estratégia se desdobrou em outras etapas:
- Discovery: Para identificar e apreciar o que funciona no curso.
- Dream: Para imaginar o que pode ser feito (visão).
- Design: Desenvolver sistemas, estruturas, aproveitando o melhor do que era e do que poderia ser.
- Destiny: Implemente ou entregue o design proposto.
Em seguida, os presentes tiveram contato com a metodologia SOCKS, por meia da qual, eles precisavam debater e identificar os Pontos Fortes (STRENGTHS) do Curso, as Oportunidades (OPPORTUNITIES), os Desafios (CHALLENGES), os conhecimentos acumulados (KNOWLEDGE) e as Equipes de interesse que podem/poderão ajudar no novo curso (STAKEHOLDERS).
Depois de um grande espaço para reflexão, trocas de informações, interações entre pares, entre estudantes e professores, entre gestores de disciplinas e curso, os pequenos grupos trabalharam com o Modelo de planejamento de Projetos do Grove Game plan. Por meio desse instrumento foi possível representar, visualmente, os objetivos a serem alcançados dentre de 3 a 5 anos, assim como as formas de se chegar até essas metas, sem desconsiderar os fatores que podem ser dificultadores, mas, também reconhecendo os elementos que podem facilitar a empreitada (parceiras, p. ex. Empresa SUPERA, engajamento dos estudantes, experiência prévia acumulada, corpo docente especializado, etc).
O momento seguinte foi a apresentação de cada grupo e os comentários da platéia. A medicação ficou por conta do Prof. Valdes e dos pedagogos Cristiane Peres e Rodrigo Flauzino (CAEP). Houve, ainda, um espaço final para complementação de ideias e definição inicial de um plano de ação das prioridades, que deverá ser acompanhado pela COC (e/ou Grupos de Trabalho) e outros envolvidos em próximos encontros/reuniões.
As avaliações sobre o dia de trabalho (mas, sobretudo, sobre a discussão das ferramentas para planejamento) foram positivas, por permitirem, segundo os relatos, a interação eficaz entre estudantes e professores, destacando a importância da atenção permanente às questões existentes no curso. A necessidade de se ter mais tempo para as discussões ou a sugestão de realização de mais ações como estas também foram apontadas.
O CDDE e o CAEP agradecem o convite da coordenação do curso de IBM, na figura do prof. Dr. Wilson Silva Jr, para organizar boa parte do evento e dele participar intensamente.
JUNHO/2019
DIA 12/6/2019: Evento de Encerramento do Programa de Tutoria Mentoring
Estimadas e estimados tutores e estudantes peers:
Encaminhamos este email para informar que o Evento de Encerramento do Programa de Tutoria Mentoring acontecerá no dia 12 de junho (quarta feira), das 12 às 14h, no Espaço de Eventos do Bloco Didático – FMRP. Pedimos que divulguem junto a estudantes de seus grupos, e contamos com a participação de todos. Embora saibamos que para muitas pessoas será difícil comparecer, planejamos um encerramento em que o Programa seja avaliado por todos os seus participantes, com troca de experiências entre os cursos.
Obs1: Na ocasião, contaremos com serviço de coffee break. O tempo de duração da atividade de avaliação do Programa será de 1h30min (das 12 às 13:30h), e após isto será servido o coffee (das 13:30 às 14h).
Obs2: Sabemos que os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ocorrem em período vespertino/noturno, mas o horário que ficou mais viável para realização do evento foi em período de almoço. Pedimos que expliquem aos calouros e que divulguem o convite e a relevância de participação dos mesmos.
Atenciosamente,
Equipe Técnica e Coordenação CAEP.
MAIO/2019
DIA 28/5/2019: Participação do CAEP no I Fórum de Ensino do Curso de Nutrição e Metabolismo
No dia 28 de maio de 2019, terça-feira, ocorreu o I Fórum de Ensino do Curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP.
O evento foi uma importante oportunidade para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais da área, contando com as percepções de docentes e estudantes. Gestores do curso e estudantes estiveram muito empenhados no desenvolvimento do Fórum. A convite da coordenação do curso, a programação contou com a colaboração e assessoria do CAEP em sua organização.
Vejam a programação aqui: Programação Fórum de Ensino do Curso de Nutrição e Metabolismo
DIA 21/5/2019: Participação do CAEP no I Fórum de Ensino do Curso de Fonoaudiologia
No último dia 21 de maio de 2019, o Curso de Fonoaudiologia realizou seu primeiro Fórum de Ensino. Organizado pela docentes e estudantes da Comissão Organização do Curso, o evento debateu o que anda funcionamento bem nas disciplinas de cada semestre, bem como as melhorias que ainda podem ser feitas. O CAEP assessorou uma parte importante do Fórum (a COC temática), organizando a dinâmica World Café, que facilita as discussões coletivas de modo muito interativo. Na ocasião, os temas debatidos foram: a adesão dos estudantes à avaliação das disciplinas por meio do Moodle, os objetivos das disciplinas, a sobreposição de conteúdos, etc (previamente selecionados pela Comissão do Curso).
Contou, ainda, com um momento para elaboração de relatórios apreciativos dos estudantes sobre cada semestre vivido no curso.
Por fim, os estudantes se organizaram para participar da Oficina/Conversa sobre saúde mental do estudante. Todas as etapas do Fórum contaram com a participação e colaboração do CAEP.
Vejam a programação aqui: Folder Fórum da FONOAUDIOLOGIA
JANEIRO/2019
RELATÓRIO DE ATIVIDADES CAEP (2017-2018)
Conheça aqui o RELATÓRIO DE ATIVIDADES CAEP_GESTÃO 2017-2018, aprovado pela Comissão de Graduação, na 859ª reunião ordinária, realizada no dia 9 de abril de 2019.
][
AGOSTO/2018
V Simpósio de Graduação – FMRP – USP
Folder Divulgação V Simpósio Graduação