Curso de Difusão: Um outro C.I.D.: Corpo, Imagem e Distanciamento Social

Car@s estudantes de graduação da FMRP e dos cursos USP-RP de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Psicologia:
A Pró Reitoria de Cultura e Extensão USP e o Centro de Apoio Educacional e Psicológico – CAEP-FMRP-USP promovem o Curso de Difusão: Um outro C.I.D: Corpo, Imagem e Distanciamento Social, sob a coordenação de Solange Argon (psicóloga, arte educadora e especialista em linguagens das artes) e mediação de Rodrigo Flauzino (pedagogo).
 
Justificativa:

A pandemia de Covid-19 forçou o mundo a modificar, de maneira abrupta, hábitos que vão da higiene pessoal a rotinas de estudo e trabalho. Essa mudança alterou profundamente as formas de contato com familiares, amigos, colegas e pacientes, bem como desencadeou estresse, medo, ansiedade e fadiga. Diante desse cenário, ainda sem previsão de término, faz-se necessária e urgente pensar em práticas subjetivas e de fruição artística que alimentem psiquicamente quem atua, na linha de frente ou não, na área da Saúde.

Público alvo:  Inicialmente destinado a estudantes de Graduação da FMRP, mas, também ampliado para estudantes de graduação dos cursos USP de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Psicologia.

O Curso, composto por 4 encontros, tem os seguintes objetivos:

Geral:

  • Contribuir, por meio da Arte e de recursos simbólicos, para o trabalho de humanização que vem sendo desenhado pela ação “Por um semestre melhor”, a fim de que estudantes  de graduação possam atravessar os últimos meses de 2020 mais conectados com sua saúde psíquica, diante do cenário pandêmico ainda presente.

Específicos:

  • Convidar os participantes à fruição de reproduções de algumas obras de diferentes linguagens artísticas;
  • Contextualizar as obras contempladas tomando por base as temáticas propostas para cada encontro;
  • Estabelecer pontos de conexão simbólica entre a Arte e as diferentes demandas pessoais e profissionais dos participantes provocadas pela pandemia de Covid-19.

Datas: 13/10, 27/10, 10/11 e 24/11 de 2020 (curso completo)

Carga Horária total: 6h (4 encontros)
Horário: 18h às 19h30
Via google meet (link a ser encaminhado após inscrição)Programa completo:

🎨1º encontro: (13/10/2020)
Tema: O corpo, sua representação na Arte e sua adaptação à pandemia
Ementa: apresentação do curso, seus objetivos e estratégias para seu desenvolvimento; apresentação de breve retrospectiva histórica sobre como o corpo foi e é representado na Arte; abertura para o debate, com base na fruição, na análise e na reflexão acerca das obras artísticas apresentadas, sobre o corpo do estudante em contexto pandêmico, estabelecendo-se relações entre as obras e as demandas pessoais e profissionais dos participantes diante das medidas de higienização e de isolamento e distanciamento sociais.

🎨2º encontro: (27/10/2020)
Tema: O tempo que falta e o tempo que sobra
Ementa: apresentação de obras artísticas de linguagens variadas que tratam da questão do tempo cronológico e do tempo psicológico (tempo interior); abertura para o debate, com base na fruição, na análise e na reflexão acerca das obras artísticas apresentadas, sobre a noção de tempo em contexto pandêmico, estabelecendo-se relações entre as obras e as demandas pessoais e profissionais dos participantes diante das medidas de isolamento e distanciamento sociais.

🎨3º encontro: (10/11/2020)
Tema: Coração orgânico e coração metafórico
Ementa: apresentação de obras artísticas de linguagens variadas que tratam do coração como órgão vital do corpo humano e como símbolo de uma instância que “abriga” sentimentos; abertura para o debate, com base na fruição, na análise e na reflexão acerca das obras artísticas apresentadas, sobre a díade coração orgânico × coração metafórico em contexto pandêmico, estabelecendo-se relações entre as obras e as demandas pessoais e profissionais dos participantes diante das medidas de isolamento e distanciamento sociais.

🎨4º encontro: (24/11/2020)
Tema: O mito de Sísifo e a resistência diária
Ementa: apresentação de obras artísticas de linguagens variadas que tratam da resistência e da resiliência humanas, bem como de manifestações de estafa, angústia, medo e incerteza; abertura para o debate, com base na fruição, na análise e na reflexão acerca das obras artísticas apresentadas, sobre a capacidade humana de resistir a situações extremas, mas também sobre o direito de vivenciarem-se sentimentos conflitantes e dar-se espaço para trabalhá-los, estabelecendo-se relações entre as obras e as demandas pessoais e profissionais dos participantes diante das medidas de isolamento e distanciamento sociais.

Bibliografia:
BOGÉA, Inês. O livro da dança. Ilustrações: Marcelo Cipis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
BOUCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ECO, Humberto (Org.). História da beleza. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GOMBRICH, Ernest. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
HAWKSLEY, Lucinda; PANKHURST, Andy. Quando a arte é genial: 80 obras-primas em detalhes. São Paulo: GG Brasil, 2015.
MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

Observações:
Número de vagas: 35 participantes.Será emitido certificado pelo Sistema Apolo da USP (para participação mínima de 75%)

Participem!

Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto

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