Projeto “Juventude no Cinema”

Contemplado com o 7° Edital USP/FUSP/SANTANDER de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, o CAEP realizará o Projeto “Juventude no Cinema”.


Uma iniciativa que exibirá filmes ligados à temática da adolescência, aos sábados, das 9h às 12h.


Objetivos
Exibir produções sobre o período da adolescência, do jovem adulto, e sua interface com as áreas de educação e saúde
Promover debates acerca dessas temáticas, incentivando o público a interagir entre seus pares e a refletir sobre questões de seu desenvolvimento físico, psíquico e afetivo.
Promover interações entre a comunidade interna e externa à USP, favorecendo o encontro de gerações próximas entre si e realidades diversas.


Local: ECEU FMRP – Av. Nove de Julho 980 – Ribeirão Preto
80 vagas
Público alvo: Estudantes de instituições públicas do Ensino Médio e Superior

FILMES
AS MELHORES COISAS DO MUNDO
Data 20/08/2022
Mano tem 15 anos e está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo, pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho. Sua melhor amiga e confidente é Carol, que está apaixonada pelo professor Artur. Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.


NUNCA ME SONHARAM
Data 27/08/2022
O documentário traça um panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, principalmente a partir dos estudantes. Isso é mostrado através de relatos de jovens, professores, diretores de escolas e especialistas. O foco é o valor da educação. Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive essa realidade.


POR LUGARES INCRÍVEIS
Data 10/09/2022
Uma adolescente de 17 anos que sofre com o luto pela morte da irmã mais velha após um acidente. Afastada dos amigos, ela sobe no parapeito da ponte onde ocorreu a tragédia com pensamentos suicidas. É nesse momento que aparece Theodore, um colega da escola que a ajuda a desistir do ato. A partir daí, o garoto tenta uma aproximação e, após serem unidos por um trabalho escolar, tentam redescobrir juntos os bons momentos.

VOCÊ PODE GOSTAR ...