Centro de Apoio Educacional e Psicológico Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Oficinas

OFICINAS E EVENTOS – 2019

OFICINA SOBRE ANSIEDADE ESCOLAR – 11/04/2019

 

OFICINA SOBRE COMUNICAÇÃO ORAL

 

 

OFICINAS CONHECENDO MEU ESTILO DE APRENDIZAGEM

Dia: 26/04/2019

 

Dia: 30/04/2019

 

OFICINA BLACKOUT – 25/04/2019

OFICINA SOBRE ANSIEDADE ESCOLAR – 11/04/2019

No dia 11 de abril de 2019, o CAEP promoveu uma oficina para tratar do tema Ansiedade Escolar. O encontro teve a participação de graduandos dos diferentes cursos da FMRP, no qual tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprofundar sobre e este tema que é tão constante no dia a dia dos universitários.

Assim como a Oficina sobre Ansiedade Escolar, o CAEP promove várias atividades no âmbito educacional e da prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida. Fiquem atento à programação de Maio e aproveitem!!

 

OFICINA SOBRE COMUNICAÇÃO ORAL – 22/03/2019

Caros estudantes dos cursos de graduação da FMRP-USP

Convidamos a todos para participarem da Oficina sobre Comunicação Oral, que será promovida pelo Centro de Apoio Educacional e Psicológico – CAEP-FMRP, com a parceria da Profa. Dra. Aline E.Wolf, do curso de Fonoaudiologia desta Faculdade.

As informações completas encontram-se na imagem abaixo, assim como a forma de se inscrever (Basta clicar em “FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI”).

Serão oferecidas 25 vagas!*

*IMPORTANTE: As inscrições ficarão abertas até o dia anterior (horário comercial) à realização da Oficina. Contudo, caso elas se esgotem antes desse período, o link será fechado.

Participem!


OFICINAS E EVENTOS – 2018

OFICINA SOBRE ANSIEDADE ESCOLAR – 27/09/2018

Pressão com a chegada das provas e trabalhos…

Medo de não ter um bom desempenho durante o semestre…

Sobrecarga diante da rotina acadêmica sem saber por onde começar…

Tudo isso e outros aspectos podem estar relacionado com a Ansiedade Escolar.   

Este foi o tema desenvolvido pelo CAEP na Oficina que ocorreu no dia 27/09/2018, com a participação de estudantes de graduação dos diferentes cursos da FMRP-USP.

No encontro, foram abordados conceitos sobre a Ansiedade no contexto escolar, no âmbito da prevenção e promoção de qualidade de vida. Foram apresentadas as principais sintomatologias e algumas orientações para manejar esse tipo de Ansiedade. De forma dinâmica, ocorreram trocas de experiências sobre como os estudantes fazem quando se sentem mais vulneráveis,  com relatos que enriqueceram o encontro.

 

 


CAEP NO SETEMBRO AMARELO – Mês Mundial de Prevenção do Suicídio

Para o CAEP, fazer parte da Campanha Setembro Amarelo (mês mundial de prevenção ao suicídio) é algo bastante importante e oportuno, uma vez que, há anos, o Centro volta-se para a prevenção e promoção da saúde mental dos estudantes FMRP-USP. Nesse sentido, a programação organizada teve o carácter de garantir espaços e tempos para o debate de um tema delicado, complexo, mas que, pode (ou não), de uma maneira ou de outra, se apresentar à população jovem da Faculdade.

Durante os três dias, o desenvolvimento de rodas de conversas e oficina favoreceu que os estudantes refletissem sobre o suicídio, sofre o sofrimento, mas, principalmente, que trocassem experiências e dialogassem quais os recursos possíveis (internos e externos) para enfrentar dificuldades ou momentos mais agudos de angústia.

Do ponto de vista da institucionalização do debate, foi importante garantir os três dias de programação. Foram criadas condições para que os estudantes participassem das atividades, uma vez que elas foram oferecidas no horário de almoço (12h às 14h). Foi servido, ainda, um pequeno lanche para que pudessem estar nos encontros.

Em relação à participação, o número foi pequeno, mas consistente. Associamos essa baixa adesão ao fatos dos estudantes terem um leque de opções de atividades para desenvolverem neste mesmo horário (seja, de fato, almoçar, seja participar das reuniões da Atlética, Centros Acadêmicos, bateria, etc).

Qualitativamente, as discussões foram muito boas, produtivas e sensibilizadoras em todos os dias. Os estudantes relataram ter gostado do espaço de escuta/fala e também do fato de se sentirem amparados por terem uma programação sendo feita sobre essa temática, como vemos no trecho a seguir: “Muito importante para troca de informações, experiências e modos diferentes de abordar, reconhecer e ajudar. É importante deixar claro para todos a importância de se importar com o próximo que pode estar ao seu lado precisando de apenas uma palavra. Todos sem exceção precisam conhecer um pouco sobre esse assunto e preservar a vida”.

Diante disso, pretendemos continuar aderindo à Campanha em anos seguintes, buscando sempre melhorar aspectos para assegurar ainda mais adesões e multiplicando as discussões.

OFICINA “ENTRE-NÓS: TECENDO NOVAS RESPOSTAS AO SOFRIMENTO”
 
No dia 17/09/2018, ocorreu a primeira atividade do CAEP no Setembro Amarelo: A Oficina “Entre-nós”: tecendo novas respostas ao sofrimento, coordenada pelas psicólogas Camila Martins Lion e Letícia Trombini Vidotto (ambas da FFCLRP-USP). A partir da questão: “De que forma estamos respondendo ao sofrimento?”, inicialmente, os participantes trocaram suas experiências em duplas ou trios, em seguida, compartilharam no grupo aquilo que haviam debatido. Alguns recursos foram apresentados e o encontro ganhou ainda mais qualidade com a soma dos relatos.
No final, um varal sobre “Como podemos ajudar a nós mesmos, e aos outros, a enfrentar momentos difíceis” foi exposto no Bloco Didático da FMRP-USP.  
    
RODA DE CONVERSA: “A MORTE DA SEXUALIDADE OU A SEXUALIDADE DA MORTE? SOBRE SUICÍDIOS NA POPULAÇÃO LBGTQ+
No dia 18/09/2018, houve a segunda atividade do CAEP no Setembro Amarelo: Roda de Conversa sobre “A morte da sexualidade ou a sexualidade da morte? Sobre suicídios na população LGBTQ+”.
Com a colaboração do Docente Lucas Melo, da EERP, os estudantes da FMRP e também uma participante de outra faculdade de ensino superior de Ribeirão Preto, tiveram acesso a dados importantes sobre causas de morte do público LGBTQ+, sendo o suicídio a terceira delas. O encontro chamou a atenção para que fiquemos sempre alertas ao sofrimento do outro, sobretudo, quando este faz parte de uma minoria histórica e socialmente vulnerável à violência, ao preconceito, ao sofrimento de muitas maneiras. Além disso, o grupo participante também pôde pensar como estamos cuidando dos outros e de nós mesmos para nos fortalecer em relação ao suicídio.
 
RODA DE CONVERSA: “CONVERSANDO SOBRE O SOFRIMENTO E O RESGATE DA ESPERANÇA EM TEMPOS ATUAIS”
No dia 20/09/2018, ocorreu a terceira e última atividade do CAEP no Setembro Amarelo: “Conversando sobre o sofrimento e o resgate da esperança em tempos atuais”.
O encontro contou com a participação da psiquiatra do PAPP Cybele Garcia Leal, que abordou a temática do suicídio entrelaçando-a a outros importantes assuntos, tais como: empatia, resiliência, jeitos de encarar as frustrações no mundo contemporânea, rede de apoio (familiar, de amigos, profissional) e, por fim, esperança.
 

OFICINA PARA DOCENTES E PRECEPTORES: Estilos de Aprendizagens dos Estudantes: compreender para tornar o ensino mais efetivo
Caros(as) Docentes e Preceptores(as) da FMRP,
 
Bom dia! 
 
A próxima semana é da Pátria, momento no qual as aulas da Graduação estão suspensas. Levando esse fato em consideração, o setor educacional do CAEP oferecerá uma oficina para você, Docente ou Preceptor(a), sobre os Estilos de Aprendizagem dos Estudantes.
 
Para se inscrever, basta clicar na imagem a seguir. As vagas são limitadas (20).
 
 
 
Compreender os diferentes Estilos de Aprendizagem é essencial para promover um modelo educacional centrado no aprendiz. No processo de aprendizagem de conceitos e fatos novos, cada um de nós possui jeitos próprios de lidar com o conhecimento e, para identificá-los, muitas vezes podemos lançar mão de instrumentos adequados, como, por exemplo, o uso do ILS (Index of Learning Styles), de Felder-Soloman. Durante o encontro, a partir da abordagem desses autores, pretendemos trazer contribuições e fazer relações possíveis com o processo de ensino.
 
Esta mesma oficina já foi oferecida no semestre passado para Docentes do Campus, assim como foi ministrada no 4º Congresso de Graduação da USP, Campus Capital, sempre com um retorno positivo dos participantes!
 
Não fique de fora! Inscreva-se!

OFICINA SOBRE ANSIEDADE ESCOLAR – 28/08/2018

No dia 28/8, das 1215 às 13h45, profissionais do CAEP ofereceram a Oficina temática “Ansiedade Escolar”. Estiveram presentes estudantes dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional.

Baseada na abordagem da psicologia cognitivo comportamental,  a oficina buscou tratar de 3 passos para lidar com a ansiedade escolar:

  1. Conhecer seus sintomas (físicos e psicológicos)
  2. Realizar técnicas de Relaxamento (atentar-se à respiração/encontrar formas de relaxar)
  3. Buscar a Reconstrução cognitiva (repensar de maneira realista)

A dinâmica do encontro contou, ainda, com explicações conceituais sobre o assunto, alternadas com dinâmicas de grupo nas quais os alunos puderam compartilhar suas experiências e estratégias de manejo para lidar com a ansiedade quando esta aparece no contexto acadêmico.

 

 

 

As impressões relatadas foram bastante positivas. Este foi um espaço para o diálogo, a escuta e o compartilhamento de ideias, sugestões, dúvidas. Como Centro de Apoio ao estudante, o CAEP entende como fundamental assegurar o oferecimento desses momentos.