Cuidados com a saúde mental durante as férias.

Com início das férias, é hora de desconectar um pouco da vida acadêmica a fim de renovar a energia para o próximo semestre. Pensando nisso, reunimos algumas orientações de cuidados com a saúde mental que podem ser feitas durante o recesso.

Além disso, abriremos uma caixinha de perguntas no nosso story para que você possa sugerir algo que goste de fazer nas férias, mas que não apareceu nessa publicação.

Confira os benefícios das atividades citadas:

Coloque seu sono em dia. O sono desempenha um papel fundamental na saúde das pessoas ao longo da vida e é considerado um dos pilares mais importantes para se ter uma saúde mental de qualidade¹. 

Aproveite o sol da manhã. A vitamina D é produzida de maneira endógena e ocorre após tomarmos sol ou ingerirmos determinados alimentos².  Estudos indicam relação entre vitamina D e depressão: o aumento da vitamina D no organismo pode propiciar melhora nos sintomas depressivos³.

Caminhe pela cidade. Caminhar é uma atividade que promove bem-estar físico, emocional e psíquico, e pode levar à diminuição de quadros leves e moderados de estresse e ansiedade4.

Curta sua playlist. Ouvir música tem o potencial de proporcionar relaxamento, melhora do humor e diminuição da ansiedade5.

Tire um tempo para meditar. A meditação pode trazer inúmeros benefícios, como promoção de bem-estar, redução do estresse e diminuição de sintomas depressivos6. 

Por fim, aproveite as férias para assistir aquela série ou filme que não deu tempo de ver durante o semestre. 

Referências:

1 Wickham SR, Amarasekara NA, Bartonicek A, Conner, TS. The Big Three Health Behaviors and Mental Health and Well-Being Among Young Adults: A Cross-Sectional Investigation of Sleep, Exercise, and Diet. Frontiers Psychology. 2020;11:1-10.

2 Rocha AFI, Niclevits C, Protzek J. VITAMINA D: Mecanismos de Ação. In XII Fórum Científico da FAP, 2018, Apucarana. Anais: Faculdade de Apucarana, 2018.

3 Silva AMU, Fonseca IF, Tafuri NF. Vitamina D e depressão: uma breve revisão. Saúde em Foco: Doenças Emergentes e Reemergentes. 2020;1(SL):510-517. 

4 Oliveira EM, Aguiar RC, Almeida MT. Benefícios da atividade física para saúde mental. Saúde Coletiva. 2011;8(50):126-130.

5 Araújo TC. Uso da música nos diversos cenários do cuidado: revisão integrativa. Rev. Baiana de Enfermagem. 2014;28(1);96-106.

6 Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. 

 

VOCÊ PODE GOSTAR ...