1990 – 2020: Este ano o CAEP completa 30 anos!

Este ano, o Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP comemora 30 anos de existência!

O CAEP da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP foi criado em 1990, a partir de demandas apresentadas pela Comissão de Graduação (CG) com questões relacionadas à saúde mental do estudante de Medicina. As discussões iniciais para implantação do serviço foram intensificadas ao se verificar a necessidade de atenção às dificuldades emocionais e acadêmicas vivenciadas pelos alunos ao longo do curso.

Embora a origem dos questionamentos e reflexões da instituição acerca da criação de um serviço de suporte aos estudantes estivesse relacionada, em primeira instância, às demandas de natureza psicológica e psiquiátrica ocorridas na população discente, havia também uma grande preocupação em oferecer suporte pedagógico à gestão do ensino de graduação. Portanto, o serviço deveria ser instituído de forma a considerar a formação acadêmica do estudante como algo integral, envolvendo os aspectos psicológicos e também os psicoeducacionais, voltados para o auxílio a uma melhor aprendizagem no ambiente universitário. Assim, foi definido o princípio básico deste Centro: a atuação deveria se voltar tanto ao estudante e suas eventuais dificuldades, como a todo o campo institucional.

Na época da criação do CAEP, a FMRP-USP contava apenas com o curso de Medicina. Dessa forma, todas as diretrizes que nortearam a inauguração do mesmo pautaram-se em aspectos relacionados à formação médica no geral. A partir de 2002, o serviço passou a atender as demandas dos diferentes cursos que foram sendo implantados e atualmente, a Unidade oferece ensino de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Informática Biomédica e Ciências Biomédicas.

As atividades realizadas pelo CAEP se baseiam em três pilares: ensino, como prestação de assessoria à Comissão de Graduação (CG) e aos docentes da FMRP; pesquisa, com o desenvolvimento de projetos e pesquisa sobre educação nas profissões da saúde, e caracterização pedagógica, psicossocial e psicopedagógica de sua população estudantil; e assistência, como desenvolvimento de atividades de suporte psicopedagógico e psicológico aos alunos do curso de graduação, com ênfase na identificação das características acadêmicas, emocionais e na prevenção de dificuldades de aprendizagem e/ou psicológicas.

Através de seu processo histórico, observa-se que toda a construção do CAEP, assim como dos demais serviços de apoio, teve como foco principal auxiliar o estudante no seu desenvolvimento pessoal e profissional, no decorrer de sua formação acadêmica.

VOCÊ PODE GOSTAR ...