Saúde e bem-estar do estudante de graduação: CAEP no V Congresso de Graduação da USP

O V Congresso de Graduação ocorreu nos dias 30/06, 01 e 02/07, na Faculdade de Direito, Campus da USP de Ribeirão Preto. Seu tema principal foi: “Caminhando para a Inovação Curricular”. Nos dias que se seguiram, muitas programações, palestras e workshops desmembraram-se em temáticas subjacentes, dentre elas a “Saúde e bem-estar do estudante de graduação”.

Assim, em dois momentos consecutivos (01 e 02 de julho), os profissionais do CAEP (Centro de Apoio Educacional e Psicológico-FMRP), Rodrigo Flauzino (pedagogo do Centro e membro do CDDE) e a psicóloga Karolina Murakami trabalharam a oficina “Ansiedade escolar no contexto universitário”. Sob o mesmo “guarda-chuva” relacionado à qualidade de vida do estudante, estavam também o Prof. Dr. Andrés Aguirre Antúnez (Escritório de Saúde Mental, IPUSP), a Profa. Dra. Ana Paula Ramos (atual presidente da CG – FFCLRP), a Profa. Dra. Patrícia Bellodi (FMUSP) e o Prof. Dr. Fábio Scorsolini-Comin (EERPUSP).

Nas oficinas foram discutidas as estratégias de acolhimento e acompanhamento aos estudantes, desde a entrada na universidade. Tratou-se dos aspectos educacionais e acadêmicos da adaptação à vida na faculdade, as dificuldades de aprendizagem, a relação professor-aluno, os programas de mentoria, a promoção de ações coletivas possíveis, voltadas para a qualidade de vida. Em relação ao tema ansiedade escolar no contexto universitário, docentes e pós graduandos quiserem entender mais sobre as nuances desse estado psíquico, bem como maneiras de ajudar o estudante, considerando seus âmbitos de governabilidade.

Também no Congresso, os profissionais do CAEP apresentaram um painel relatando o leque de Oficinas que tem sido desenvolvido em relação à diferentes assuntos, todos eles, ligados à ações coletivas de promoção da qualidade de vida e formas de apoiar o estudantes durante sua trajetória universitária. O título do trabalho foi: “Oficinas Temáticas (OTs): um caminho para abordar e prevenir potenciais estressores do cotidiano universitário”.

Agradecemos a todos pela participação!